terça-feira, 1 de março de 2011

Qualidade de Vida pense nisso!
Por Padre Luizinho no dia mar 1st, 2011 sobre Sem Categoria.

Hoje se fala tanto em qualidade de vida, alimentação, atividade física, esporte e lazer etc. Vivendo estes dias as minhas férias percebi que as pessoas têm esquecido que a melhor qualidade de vida é aquela que começa dentro de nós, qualidade de vida começa no interior das pessoas. A nossa vida tem sido mais agressiva e muito menos educada, sem gentilezas, educação e um pouco de ternura. É como se faltasse açúcar no café ou gás no refrigerante, é difícil, quase insuportável de tomar. Compaixão é coisa ultrapassada, não nos colocamos mais no lugar dos outros, estamos perdendo a sensibilidade, e ainda dizem que é porque são da geração y, tudo é mais objetivo, rápido e frio é claro! É preciso repensar a nossa qualidade de viver.

Compaixão: sentir a dor do outro, piedade, sentimento de quem se coloca no lugar do outro. “Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão delas, porque eram como ovelhas sem pastor”. (cf. Jo 6,34).

Hoje o grande vilão da vida moderna tem sido o stress, a vida agitada e nervosa dos novos tempos e tudo piora quando percebemos que atitudes interiores de educação e gentileza tem caído em desuso no cotidiano da gente e que essas atitudes poderiam fazer melhores os novos dias e relacionamentos. Com certeza diminuiria o stress e a insatisfação do dia a dia. Você pode estar me achando supérfluo, mas no dia a dia percebemos que essas delicadezas fazem muita diferença, perceba:

Outro dia no supermercado esperava na fila para pegar um franco assado, éramos mais ou menos 15 a 20 pessoas, quando saiu o franco foi aquele alvoroço e se esqueceram das pessoas que estavam ali na frente da vila a 20, 30 minutos esperando; caminhando voltando para casa levei um esbarrão de uma moça que quase cai no chão, ela me olhou e ao invés de pedir desculpas reclamou e quase me xingou. Quantas vezes você esperou a gentileza de alguém numa fila interminável e o pior aquele mal educado ainda passou na sua frente; um sorriso, como poderia fazer diferente o dia de alguém, um bom dia, boa noite, colicença, por favor, e muito obrigado. E na maioria das vezes só precisamos fazer valer o direito dos outros.

Nem se fala a nossa atitude com as pessoas da terceira idade, como seria melhor mesmo se respeitássemos mais dando o lugar que é delas reservado no ônibus, na fila do banco, etc. E os nossos irmãos deficientes físicos? O desrespeito começa sem a compreensão do sistema público que não prepara as nossas cidades para melhor atende-los, ajudando-os há viver um pouco melhor. Como a vida seria menos stressada se a gente se preocupasse mais com o bem do outro, seria uma grande corrente do bem, eu pensando no bem do outro e os outros pensando no meu bem e o dia de todo mundo seria melhor. O amor, a gratuidade, a gentileza não pode perder espaço em nossas vidas, pense nisso!

Qualidade de vida não é só pensar no seu bem e nos seus interesses, mas também pensar no bem dos outros. Não esqueça destas palavras que revelam na verdade educação e promovem a qualidade de vida de todo mundo:

Obrigado, bom dia, boa noite, desculpe colicença, por favor, posso ajudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário