domingo, 13 de março de 2011

Sementes de Vida?


A vitória sobre as tentações:

Antônio de Pádua Costa de Almeida - 13/Março/2011
Vencendo pela obediência a Deus


Deus nos criou, soprou em nós Sua própria vida e colocou à nossa disposição a obra da criação, dando-nos todas as condições para que fôssemos felizes. A única exigência que Ele estabeleceu foi que permanecêssemos obedientes a Ele, deixando que nos indicasse como praticar o bem e evitar o mal. Sabendo disto, Satanás, uma vez expulso do Céu pela sua rebeldia, veio ao encontro do homem e da mulher, com sua astúcia e com suas mentiras, para desviá-los da vontade do Criador, levando-os à desobediência, ao pecado, à separação de Deus.

Na nossa vida, o demônio repete esta estratégia a cada dia e nos ilude com suas seduções para que achemos que Deus não quer o melhor para nós e que a desobediência a Ele nos trará algum benefício. Somos atraídos pelas propostas do tentador, desejamos o que não nos convém e caímos no mesmo erro de Adão e Eva. Só depois da queda percebemos a tolice que cometemos e passamos a sofrer as consequências, procurando de algum modo remediar a triste situação na qual nos colocamos.

Feridos pelo pecado, não devemos nos desesperar, mas, nos abandonarmos na misericórdia de Deus, na imensidão do Seu amor, reconhecendo nossas faltas, o mal que praticamos, e clamando o Seu perdão. Deus pode e quer restaurar a pureza do nosso coração e, consequentemente, a nossa alegria e a nossa decisão pelo bem. De modo que, felizes, cheios do Espírito santo, possamos louvá-Lo com a nossa existência.

É por meio de Cristo que somos libertos do pecado, reconciliados com Deus e santificados pelo Seu Espírito. Quando, sinceramente arrependidos, rejeitamos a rebeldia à vontade Pai e nos unimos à obediência do Filho que se fez homem, nos abrimos ao Espírito Santo, à abundância da Sua graça, e somos completamente justificados, restaurados à imagem e semelhança do nosso Criador. Tenhamos sempre a certeza de que a graça de Deus, que nos vem por meio de Jesus, é sempre maior que os nossos pecados.

Cristo nos ensina como resistir e vencer as tentações do demônio. Pois, assim como Ele, como filhos de Deus que somos pelo nosso batismo, também seremos tentados no decorrer da nossa história no deserto desta vida. Entendamos que Deus nos permite a tentação para que percebamos os nossos limites humanos e possamos superá-los, com o auxílio da Sua graça, unindo-nos à vitória de Seu Filho Jesus, permanecendo obedientes à Sua Palavra.

O Tentador se aproxima de nós especialmente nas ocasiões em que enfrentamos dificuldades e privações, questionando-nos quanto à fidelidade de Deus diante da nossa condição como Seus filhos. Nas ofertas sedutoras do Maligno estarão sempre propostas desordenadas de prazer, poder e posses. Cristo nos aponta como vitória sobre as tentações a certeza de que a única realidade que nos é essencial é a Palavra de Deus e a obediência confiante a tudo o que Ele nos ordena, adorando-O como nosso único Senhor. Quando nos decidimos firmemente pela obediência a Deus, expulsamos o Diabo do nosso meio e nos abrimos à fiel assistência do Pai, que nos socorre com a Sua Divina Providência, enviando-nos Seus mensageiros para nos auxiliarem em nossas necessidades.

Peçamos a Jesus que nos ajude a perceber e a resistir à seduções do Maligno, imitando a Sua fidelidade ao Pai, fortalecidos pelo Seu Espírito, de maneira que alcancemos a Sua mesma vitória sobre o Mau.

CONTINUA...



(cf. Gênesis 2,7-9; Salmo 50,3-6a.12-14.17;

Romanos 5,12-19; Mateus 4,1-11)

Que Deus lhe abençoe e Maria lhe guarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário