domingo, 13 de março de 2011

Você deixa tudo nas mãos de Deus?
12, março, 2011

No Sermão da Montanha, narrado por São Mateus nos capítulos 5 e 6 de seu Evangelho, Nosso Senhor Jesus Cristo se refere à nossa preocupação excessiva com as coisas do dia-a-dia, que acabam por nos fazer esquecer da elevação de nossa mente ao desejo dos bens celestes.

Assim, o Divino Mestre convida a multidão – e a nós, hoje! – a olhar os pássaros no céu e os lírios do campo. Que esforço fazem para ser o que são? Que preocupações ocupam seu viver? Óbvio que se trata de um convite à confiança no cuidado de um Pai para com seus filhos.

Confiança talvez seja, aqui, a palavra-chave. Confiar é entregar-se à certeza de que o Senhor irá prover aquilo de melhor para cada um de nós, ainda que por algumas vezes não consigamos enxergar Seus desígnios, ou entender para onde estamos sendo levados. Crendo num Deus que quer o melhor para cada um de nós, podemos viver como Santo Inácio de Loyola nos ensinou, fazendo tudo como se dependêssemos somente dos nossos esforços, mas esperando como se tudo dependesse apenas de Deus. Esse é o verdadeiro significado da confiança.

O cuidado de Deus para conosco não significa que tudo nos será proporcionado sem qualquer limite; ao contrário, a preocupação com a manutenção da vida é necessária. O alimento não chega à boca do pássaro: ele tem que fazer o esforço de buscá-lo e dar aos seus filhotes. Também o lírio precisa sugar a água da terra, lançar suas raízes, enfim, “esforçar-se” para manter-se vivo. Cabe ao homem cuidar da vida que recebeu e esforçar-se para mantê-la com qualidade. O resto, cabe a Deus, pela graça que Dele recebemos.

Portanto, possamos nos ocupar não com aquilo que o tempo corrói, mas com aquilo que possa ter um efeito definitivo: o reino de Deus e sua justiça, porque o resto nos será dado por acréscimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário