quinta-feira, 10 de março de 2011

É preciso cuidar, não cobrar!

Mensagem de Dunga no programa "Sorrindo pra Vida", da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 10 de março de 2011.




A Palavra meditada hoje está em Hebreus 3, 12-14:

12. Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade; que ninguém se afaste do Deus vivo.
13. Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ressoar esse “hoje”, para que nenhum de vós fique endurecido pela sedução do pecado
14. - pois tornamo-nos parceiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a nossa constância inicial


"Constância é persistência, é ter fé, mesmo diante dos obstáculos", ensina Dunga
Foto: Maria Andréia/CN

Repare que a primeira palavra desta passagem é “cuidai”; e não “cobrai”. Há muitas pessoas que são ótimas para cobrar, mas péssimas para cuidar dos outros. E Jesus nos pede hoje o cuidado, que incentiva, motiva e traz mudanças. As pessoas estão se tornando incrédulas com o Senhor e precisamos abrir seus olhos, cuidando delas e amando-as.

Precisamos cuidar dos nossos filhos, dos nossos pais, dos nossos amigos... Vamos imaginar esse cuidado como se fosse com uma planta. Você precisa plantar a semente, podar, regar todos os dias, proteger das pragas. Cuidar é estar perto, bem próximo, reparar os detalhes, ver o momento pelo qual a pessoa está passando.

E precisamos ter cuidado de verdade, não apenas superficialmente. Precisamos nos animar para a vida, mas não somente dentro de casa; também fora, no trabalho, com os vizinhos. E por que devemos cuidar do próximo? Para que não fiquemos endurecidos pela sedução do pecado. Precisamos ajudar os irmãos!

Se a pessoa está triste, para baixo, num caminho errado, precisa de você para ser esse animador, essa pessoa que cuida. Você, esposa, precisa ter esse cuidado com o seu esposo. Às vezes ele passou humilhações no trabalho, sofreu algo. Eu gosto muito dessa passagem porque ela é aplicativa, podemos e devemos usá-la no dia a dia.

Ao cuidar do outro, nós nos tornamos parceiros de Cristo na evangelização. Mas, para isso, precisamos ser constantes. E o que é isso? Constância é persistência, é ter fé, mesmo diante dos obstáculos. A constância vem em nós pelas provas. E, lembre-se: não somos provados além das nossas forças.

Eu me tornei uma pessoa constante com 18 anos. Agora, com 47, eu só serei parceiro de Deus se permanecer com a constância inicial. Com 18 anos, eu jantava e almoçava a Bíblia, cheguei a ir à Santa Missa cinco vezes num domingo, com um "gás" imenso. Hoje preciso manter essa chama acesa.

Se você acha que já foi provado em tudo, está muito enganado. Você será provado até o último dia da sua vida! Vamos cuidar do nossos irmãos? Vamos animá-los para que eles não se endureçam com a sedução do pecado? Que neste dia você se torne um parceiro de Cristo! Amém!


Dunga
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário