quinta-feira, 3 de março de 2011

Bela como a lua, brilhante como o sol:


Eis por que a Santa Igreja, conduzida pelo divino Espírito Santo, não tem dificuldade em aplicar a Maria textos de diversos livros da Escritura.

Assim, no Cântico dos Cânticos pergunta admirado o escritor sacro: “Quem é esta que sobe do deserto como uma leve coluna de fumo, composta de aromas de mirra e de incenso, e de toda sorte de aromas?” (3, 6). Pelo que Deus Pai, enlevado com a obra-prima de sua criação, exclama: “Toda és formosa, amiga minha, e em ti não há mácula” (4, 7). Aplicando a Maria as palavras dos judeus agradecidos a Judite, pode-se dizer com toda convicção: “Tu és a glória de Jerusalém, tu és a alegria de Israel, tu és a honra de nosso povo” (15, 10).

No Oratório da Medalha Milagrosa você pode exaltar toda a santidade de Maria Santíssima. Acenda aqui uma vela por suas intenções e espere as graças de Nossa Senhora sobre sua vida.

Várias das prerrogativas de Maria Santíssima encontram-se profeticamente previstas no livro do Eclesiástico, conforme a Igreja ensina:

“Estendi meus galhos como um terebinto, meus ramos são de honra e de graça. Cresci como a vinha de frutos de agradável odor, e minhas flores são frutos de glória e abundância. Sou a mãe do puro amor, do temor (de Deus), da ciência e da santa esperança, em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. Vinde a mim todos os que me desejais com ardor, e enchei-vos de meus frutos; pois meu espírito é mais doce do que o mel, e minha posse mais suave que o favo de mel. A memória de meu nome durará por toda a série dos séculos. Aqueles que me comem terão ainda fome, e aqueles que me bebem terão ainda sede. Aquele que me ouve não será humilhado, e os que agem por mim não pecarão. Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna” (24, 26 a 31).

Segundo o livro do Gênesis, no quarto dia da criação do mundo Deus formou dois grandes luminares no céu: um, maior, para presidir o dia, que é o sol; outro menor, a lua, para presidir a noite. Isso é uma figura do que Ele devia realizar dando Jesus e Maria ao mundo:

- Jesus, como o soberano sol da Igreja, a primeira e mais fulgurante luz de nossas almas e o verdadeiro sol de justiça, do qual toda luz deriva.

- Maria Santíssima, a bela lua, porém incapaz de mudança ou de eclipse, benfazeja luz que reflete de uma maneira feliz sobre as almas os raios do sol divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário