quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fidelidade na perseguição – Lucas 21,12-19

“Disse Jesus aos seus discípulos: ‘Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater.” (…) “Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”
Jesus antecipa aos discípulos os riscos e as consequências de serem testemunhas e anunciadores do Reino de Deus. A perseguição é uma realidade inevitável. Mas não devem temer, pois o Pai os protegerá. Jesus lhes dará palavras acertadas quando eles estiverem sendo julgados.
A perseguição é ocasião oportuna para o verdadeiro testemunho da fé, por isso não devemos temer a perseguição. É nela que experimentamos os maiores auxílios divinos e a defesa do próprio Deus. Sempre foi assim na vida da Igreja. Quanto mais perseguida, mais fiel era e mais crescia. Temos o testemunho de tantos mártires da fé que suscitaram novos cristãos.
No momento da perseguição, o que Jesus pede de nós? Fidelidade e perseverança: “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida”.
Peçamos neste dia que o Senhor nos dê toda graça necessária para sermos autênticas testemunhas, verdadeiros discípulos em toda circunstância, quando tudo vai bem, mas também quando somos perseguidos por causa de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário