segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Não dá para comparar ninguém, todos nós somos diferentes

Mensagem de Márcio Mendes no programa "Sorrindo pra Vida", da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro de 2011.


Ouça:



OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast 'Sorrindo pra Vida' , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Mateus 20, 20-28:


"Saber tudo não é sinal de inteligência!", explica Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida/CN


Na passagem de hoje vemos que a competição existe desde a época de Jesus. Quando os outros dez ouviram o que os dois irmãos fizeram ficaram zangados e inseguros. Mesmo nas coisas de Deus, o ser humano age de forma errada e mesquinha.

Nós precisamos ter Deus inseridos dentro de nós, não basta apenas participar da Igreja. Eu não estou desprezando o que você faz na Igreja, mas estar por estar não vai trazer a sua salvação. Na Igreja muitas pessoas estão motivadas a se converter, mas elas ainda erram.

Quando entramos na Igreja convertemos o rumo que damos na nossa vida. Se antes você passava por cima dos outros para conseguir o que quer, quando vai para Igreja luta para não cometer mais esse mal. Entretanto, às vezes caímos.

É ridículo dois marmanjos pedirem para a mãe pedir a Jesus uma posição privilegiada diante d'Ele, como nos revela essa passagem. Eles não confiavam nas próprias capacidades. Quando alguém tem confiança em si, não toma uma atitude como essa.

Eu amo a Bíblia porque ela não nos mostra apenas atitudes boas e louváveis, mas também coisas ruins que não devemos seguir. A pessoa sábia e inteligente age com mansidão. O que Tiago e João fizeram foi agressivo. E essa agressão gerou agressividade por parte dos outros dez que não aprovaram a atitude dos dois.

Há muita gente que é demitida porque não sabe reconhecer que não sabe. Conhecimento a gente adquire, você precisa é ser capaz de se abrir ao novo. Saber tudo não é sinal de inteligência! A experiência traz esse conhecimento.

A rivalidade, por mais saudável que possa parecer, é mesquinha e não é isso que Jesus quer para nós. Quando competimos armamos uma armadilha debaixo dos nossos pés. A rivalidade nos induz a enganar e a mentir para ganhar vantagem. Além disso, nos induz a achar que somos melhores que os outros.

Não dá para comparar ninguém, todos nós somos diferentes. É justo se comparar com as outras pessoas? Não é! O povo de fora, que não é cristão, vai achar que estou falando bobeiras, vai dizer que a competição é sadia e natural. Não acredite nisso, meus irmãos.

A pessoa que vive para competir se isola, porque ela acha que todo mundo vai passar na sua frente. Vive no egoismo e na solidão. A pessoa pode até ser admirada pelo chefe, pelos colegas de trabalho e familiares. Mas, no fundo, é sozinha e vazia.

Esse espírito de rivalidade é demoníaco, divide os filhos de Deus. Quando a mãe pediu para colocar os seus filhos do lado direito e esquerdo de Jesus, começou uma divisão. Quem quiser ter mais exposição, que seja o servo de todos. Onde há inveja e rivalidade, há sempre pessoas desequilibradas.

Quando a raiz que está no nosso coração é o pecado, não importa o disfarce que a gente coloque sempre dará como fruto pecado. A mesma coisa acontece com a rivalidade. Não compita com os outros, não formule medidas para se comparar. Seja você mesmo e busque ser melhor todos os dias! Tudo que você faz na paz, trará paz e, consequentemente, felicidade. Não vale a pena competir com os outros! Se alguém querer instigar você a entrar nessa, deixa para lá. Supere-se você mesmo, faça ainda melhor o que você faz para você mesmo. Amém!


Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário