segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Espera confiantemente a alegria, que vem depois da tristeza.

segunda-feira, fevereiro 21st, 2011
Caríssimo, pediste-me que te escrevesse palavras de consolação, a fim de reconfortar o teu ânimo amargurado por tantos golpes dolorosos.
Mas se a tua prudência e sensatez não estão adormecidas, a consolação já chegou, porque as próprias palavras mostram sem sombra de dúvida que Deus te está instruindo como a um filho para alcançares a herança. Assim o indicam claramente aquelas palavras: Filho se queres servir a Deus, permanece na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação (Eclo 2,1-2). Onde existe o temor e a justiça, a prova de qualquer adversidade não é tormento de escravos, mas antes correção paterna.
Porque até o bem-aventurado Jó, quando diz no meio dos flagelos da infelicidade: Quem dera que Deus me esmagasse que estendesse a sua mão e pusesse fim à minha vida, logo acrescenta: Terei a minha consolação, porque me atormenta com dores e não me poupa (Jó 6,10).
Para os eleitos de Deus, aprovação divina é consolação, porque, através das dores momentâneas que suportam, progridem a grandes passos na firme esperança de alcançar a glória da felicidade eterna.
É para isso que o martelo bate no ouro: para que o ourives possa extrair a escória; é para isso que se usa a lima: para que a veia do vibrante metal brilhe com mais fulgor. É no forno que se experimenta o vaso do oleiro, é na tribulação que se experimentam os homens justos (Eclo 27,5, Vulg.). Porque também diz São Tiago: Considerai como motivo de grande alegria, irmãos, as diversas provações por que tendes passado (Tg 1,2). É a bom título que se devem alegrar aqueles que neste mundo suportam a tribulação temporária pelos seus pecados, mas tem guardada para si no Céu uma recompensa eterna pelas boas obras que praticaram.
Portanto, caríssimo e dulcíssimo irmão, enquanto te atingem os golpes da desgraça, enquanto és castigado pelos açoites da correção divina, não te deixes vencer pelo desalento, não te queixes nem murmures não te deixes amargurar pela tristeza nem impacientar pela fraqueza de ânimo; mas conserva sempre a serenidade no teu rosto, a alegria no teu coração, a ação de graças na tua boca. São certamente dignos de todo o louvor os desígnios de Deus, que atinge nesta vida os seus para os poupar aos flagelos eternos; abate para elevar, fere para curar, humilha para exaltar.
Portanto, caríssimo, robustece o teu espírito na paciência com estes e outros testemunhos das Escrituras divinas, e espera confiadamente a alegria que vem depois da tristeza. Que a esperança daquela alegria te reanime e a caridade te inflame, de tal modo que o teu espírito, santamente inebriado, esqueça os sofrimentos exteriores e anseie com entusiasmo pelo que interiormente contempla.
Das Cartas de(clique aqui e conheça) São Pedro Damião, bispo
(Liv. 8,6: PL 144, 473-476) (Séc. XI).
“Se de tarde sobrevém o pranto de manhã vem à alegria” (Cf. salmo 30,6b).
Na noite em que rezei essa oração estava muito aflito com o estado de saúde de minha mãe. Um sentimento de impotência, de medo e tristeza invadia meu coração. Compus essa oração teclando com minha irmã na internet, chorando e rezando. “Pode a tristeza durar até o anoitecer, mas a alegria logo vem no amanhecer”. Estava naquela noite com duas pessoas de confiança, O Senhor e minha irmã. Quero partilhar e rezar com você que se encontra aflito e abatido por muitos motivos: Prece de um aflito que desabafa sua angústia diante do Senhor: “Senhor, escuta a minha oração, e chegue até vós o meu clamor. Não oculteis de mim a vossa face no dia de minha angústia. Inclinai para mim o vosso ouvido. Quando vos invocar, acudi-me prontamente”. (Salmo 101,1-3).
Oração num momento de aflição:
Meu Deus eu me sinto tão impotente, vem ser a minha Força.
Eu sinto uma perda como se tirasse o chão dos meus pés,
vem ser minha Rocha firme,

Onde eu possa construir a minha vida.
O meu coração é habitado pelas dúvidas e incertezas,
vem Senhor, ser meu consolo e minha segurança.

Meu Deus, eu me sinto tão sozinho, que nenhuma pessoa poderia preencher esse vazio.
Vem e derrama sobre mim o fogo do amor do Teu Santo Espírito .
Só o Teu amor pode me curar neste momento, vem Senhor,
com Tuas Santas mãos toca-nos e seremos renovados.

Meu Senhor, eu não consigo parar de chorar, vem consolar o meu pranto.
Recolhe as minhas lágrimas num odre, para que nenhuma delas se perca.

Deixa-me colocar a cabeça no Teu peito como fez São João,
e repousar, ouvir Teu coração.

Coloca-me nos ombros como a ovelha encontrada pelo Bom Pastor.
Quero ouvir tua voz: “Filho porque choras?”.
_Não sei onde colocaram o meu Senhor.
Ouvir a Tua voz como Maria Madalena e perceber que não havia te perdido,
Estavas dentro de mim e eu Te buscava fora.
Neste momento preciso de Maria, Tua mãe.
Posso ouvir a tua voz dizendo: “Filho, eis ai a tua mãe, mãe eis ai o teu filho!”.
Quero neste dia ficar no colo de Maria, como o Senhor ficou depois da cruz.
O colo de Maria e o Teu consolo é isso que eu quero agora Senhor!

E o Senhor me diz: “Não temas Eu estou contigo!”. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário