sábado, 19 de fevereiro de 2011

Eucaristia: “Quem não comer não terá a vida”

Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. (São João 6,51)
Nossos sacrários mantêm entre nós a realidade da Encarnação: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós…” E habita ainda, está verdadeiramente presente entre nós, não somente de uma maneira espiritual, mas com seu próprio Corpo”.
O termo “eucaristia” (em português, significa “ação de graças”) indica a refeição dos discípulos de Jesus de Nazaré, isto é, a comunidade reunida para a fração do pão (Cf. At 2,42), fazendo memória da morte e ressurreição do Senhor (Cf. Lc 22,19), dá graças ao Deus Pai pelo sacrifício único e perfeito do Homem-Deus.
A Eucaristia é o nosso maior auxílio para perseverarmos na graça de Deus. São Dionísio nos fala que “o sacramento da Eucaristia tem poder de santificar as pessoas mais do que todos os outros meios espirituais”. O Papa Inocêncio III (3º) chegou a dizer que “Jesus Cristo com sua Paixão nos livrou do poder do pecado, mas com a Eucaristia nos livra do poder de pecar” e completa o Concílio de Trento afirmando que a comunhão é “remédio pelo qual somos livres das faltas cotidianas e preservados dos pecados mortais”.
Como é grande o valor da Eucaristia diante das dificuldades da nossa vida. Muito bem nos testemunha Santa Faustina Kowalska: “Vejo-me tão fraca que, se não fosse a santa comunhão, eu estaria caindo continuamente; dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida nos dias em que não recebo a comunhão. Do sacrário tiro força, vigor, coragem, luz; aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus se não tivesse a Eucaristia em meu coração”.
A Eucaristia é também a base da comunidade cristã; é “a raiz e o eixo de toda comunidade, centro da vida sacramental, à qual a Palavra conduz. Por isso, pode-se afirmar que onde há Eucaristia há Igreja” (Puebla 662).
Enfim, que possamos descobrir e crescer no amor a este maravilhoso sacramento; a este Deus que se oferece como uma oblação pura e como meio de salvação para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário