sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

FORMAÇÕES

Imagem de Destaque

As opções nossas de cada dia

Quantas vezes respondemos precipitadamente com um 'sim' ou um 'não'
Do nascer ao pôr-do-sol é preciso optar pelo 'sim' ou pelo 'não'. As opções que fazemos não são neutras. Elas, em parte, definem a qualidade de vida que temos ou que queremos ter.

Quando o relógio desperta, mesmo antes de o dia amanhecer, deparo-me com minha primeira oportunidade de escolha: "Levanto ou desligo o relógio e continuo dormindo?"

Se eu me levantar e começar a agir, provavelmente não me atrasarei e estarei contribuindo para que meu dia seja feliz e harmonioso com inúmeras oportunidades de fazer ótimas escolhas. No entanto, se desligar o relógio e voltar a dormir, as consequências dessa escolha poderão ser dramáticas: perder a hora, ficar nervosa e deixar de aproveitar bem cada oportunidade que a vida me dará naquele dia.

Claro que existem situações que vão além disso. Existem momentos em que, por mais que haja boa vontade de nossa parte, é difícil e arriscado decidirmos sozinhos. Nessas horas, é preciso muita calma e nada melhor que ouvir a opinião de alguém em quem podemos confiar.

É preciso prudência antes de falar "sim" ou "não". É com muita sabedoria que o salmista reza: "Ponde, Senhor, uma guarda em minha boca, uma sentinela na porta de meus lábios" (Salmo 140/141, 3).

Quantas vezes respondemos precipitadamente com um "sim" ou com "não"; essa imaturidade nos traz desagradáveis consequências. Na maioria dos casos, a resposta precipitada é fruto do comodismo, da pressa, da impaciência ou da falta de atenção. Como faz bem parar uns "segundinhos" para reflexão na hora de decidir!

Santa Teresa, certa vez, aconselhando uma de suas irmãs, disse: "Nunca fales coisa alguma, sem antes refletir e recomendar-te ao Senhor, a fim de que jamais profiras algo que possa magoar alguém! Nunca teimes em ter razão, principalmente tratando-se de coisas insignificantes! Fala a todos com cortesia! Corrigindo alguém, sê modesta e humilde e, nunca o faça sem te humilhares a ti mesmo. Não ouça e não fales mal de ninguém. Sê brando com todos e rigoroso contigo mesmo!"

Peço a Deus que estes conselhos estejam sempre em minha mente na hora em que eu precisar dizer "sim" ou "não". Desejo a mesma graça para você neste dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário